SHIBA INU
Tudo o que você gostaria de saber da raça mais querida do Japão!

HISTÓRIA

PADRÃO

CARACTERíSTICAS

         HISTÓRIA DA RAÇA SHIBA INU

 

O nome Shiba Inu significa “cão pequeno” em japonês, que também vem do dialeto da região de Nagano. Existe uma teoria que apresenta um outro significado para o nome – mato – para se referir às arvores brilhantes vermelhas, de onde assimila a pelagem avermelhada da raça e, com isso, facilita sua camuflagem para realizar uma caça perfeita (nomeado com o apelido de “cão do mato vermelho”). Esses cães são muito populares no Japão como cães de companhia, por se adaptarem bem a qualquer local pequeno, vivem muito bem em apartamentos e têm uma ótima relação com crianças. O seu temperamento  independente e a sua marca de ser um cachorro dengoso exigem certa experiência em adestramento por parte do proprietário.

 

Os Shibas são extremamente comuns no Japão. No mundo ocidental, eles demoraram a ser conhecidos, pois, somente no século XVIII, os primeiros exemplares foram levados à Europa. Logo após a Segunda Guerra Mundial, quase houve extinção dessa raça por muitos casos de cinomose. Sua salvação foi por causa das cruzas de regiões diferentes e, consequentemente, por apresentarem resistência óssea. Como resultado, o Shiba sobreviveu como uma raça com variação na substância óssea. Os Shibas foram reconhecidos na América apenas em 1954 e, oficialmente pelo AKC (American Kennel Club), em 1993. Foi a partir desta época que o Brasil começou a conhecer melhor a raça Shiba Inu.

 

Acredita-se que a raça Shiba Inu tem origem que remonta há mais de 5.000 anos e é uma das raças mais antigas do Japão e do mundo (ossadas encontradas por arqueólogos no Japão com características do Shiba Inu). Antigamente, esses cães eram colocados para caçar coelho e pássaros para a sua própria alimentação de si mesmos e para a sobrevivência dos seus proprietários.

 

Longos estudos realizados por equipes de pesquisadores, lideradas pelo Dr. Heidi G. Parker (artigo publicado na revista Science), revisaram marcadores moleculares em testes de DNA em 85 raças caninas diferentes pelo AKC. Os resultados foram espetaculares. A raça Shiba Inu é a mais próxima dos lobos quando compararam sua associação genética. É bem provável que, por estas e muitas outras razões, o Shiba Inu seja o cão símbolo da Família Imperial Japonesa.

 

Além de todas essas informações interessantes abordadas até aqui, o melhor ainda está por vir. Talvez você tenha imaginado neste momento: que outras surpresas vêm por aí além de tantas que já li? Pois bem, no Japão, existe uma crença muito forte de que, ao adquirir um dócil Shiba Inu, ele trará para seu lar muita sorte. Ou seja, além de ter um cão carinhoso, independente, amigo e fiel, ele ainda trará muita sorte para sua vida. Isso não é ótimo? Então, agora que já conhecemos melhor a história dessa raça, não temos dúvidas de que a escolha do seu amigo será perfeita!

         PADRÃO DA RAÇA SHIBA INU

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Família: Spitz, Setentrional

Origem: Japão

Função original: Caça de animais pequenos

Tamanho: altura entre 36 e 40 cm,

Peso: entre 9 a 14 kg

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A RAÇA SHIBA INU

Estes cães são fiéis ao dono, mas não precisam de carinho o tempo inteiro. Os Shibas tendem a ser bastante independentes e reticentes quanto a outros animais e pessoas estranhas. Por isso, a socialização do filhote com outros cães e humanos é bastante importante.

 

• Características da raça: o focinho é moderadamente espesso, que se afina até a ponta do focinho e, geralmente, é preto; as orelhas têm formato triangular e devem ser pontudas;  a cauda é enrolada.

 

• Expectativa de vida média:  12 a 15 anos (existem relatos de alguns que  viveram muito mais)

 

• Pelagem: dura e reta, com subpelo macio e denso.

 

• Cores: vermelha, preta e fogo; gergelim; gergelim e preto ou gergelim avermelhado.  Em qualquer cor, é esperado que exemplares dessa raça possuam pelos esbranquiçados nas laterais do focinho, nas faces, debaixo da mandíbula, no pescoço, no antepeito, no ventre, na face interior da cauda e dos membros. Podem também nascer na cor branca.

         CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DA RAÇA SHIBA INU

 

 

NÍVEL DE ENERGIA

Há demanda de passeios e atividades físicas. Apesar de seu porte pequeno, a energia dessa raça é alta. Em sua origem, como já mencionado, esses cães eram usados para a caça e guarda, características que permanecem em seu temperamento. Se a sua energia não for bem direcionada, podem ficar um pouco estressados. O ideal é fazer alguns passeios com freqüência com seu cão. Além de ser bastante relaxante para você, certamente ele será muito grato pelo gesto de carinho e parceria.

 

PELAGEM

 Não é necessária a tosa, pois cães dessa raça possuem uma proteção natural no pêlo e, por isso, devem tomar banho com menor frequência. A retirada da proteção por excesso de banhos pode tornar o pelo ressecado e favorecer doenças de pele. Usar escovas especiais para pentear é a melhor forma de retirar os pêlos soltos para a estimulação de novos e lindos pêlos.

Além de ser um cão bastante limpo, que não gosta de se sujar, existe a troca de pelos em média de duas vezes por ano. Mas não se surpreenda: os pêlos nascerão novamente e ficarão lindos como antes.

 

LONGEVIDADE DA RAÇA

Seu porte pequeno favorece a longevidade. A expectativa de vida do Shiba Inu é elevada quando comparada à de outras. Eles têm poucos problemas de origem genética. Uma curiosidade é que o título de segundo cão mais velho do mundo pertence a um Shiba Inu, o Pusuke, que morreu em 2011 e atingiu  incríveis 26 anos e 9 meses de idade, algo que equivaleria a 125 anos entre os humanos.

 

Contato

Nova Iguaçu - RJ - Brasil

Celular e Whatsapp  021 97923-3103

contato@canilnagano.com.br

Você sabia?

Alimentos Super Premium apresentam níveis nutricionais mais elevados, atendendo não somente aos requerimentos nutricionais mínimos estabelecidos pelo Conselho de Nutrição Animal do NRC (National Research Council) e AAFCO, como também estados fisiológicos mais exigentes, tais como reprodução, treinamento e recuperação de estados patológicos de cães e gatos. Os níveis nutricionais ótimos devem estar em equilíbrio entre os níveis mínimos e máximos apresentados pela AAFCO (Association of American Feed Control Officials); Esses níveis são determinados por pesquisas “in vivo”, que buscam condições ótimas de pelagem, desenvolvimento de musculatura e, principalmente, otimização de performance na reprodução e no sistema imunológico.

Fonte: http://www.premierpet.com.br/caes-filhotes-dicas-nutricao/

Filiado

2016 Canil Nagano. All rights reserved, Webdesign by T.MOTA.  Photo by Studio Rico

www.premierpet.com.br

 ― PARCEIRO PREMIUM ―

Redes Sociais